REPOSIÇÃO HORMONAL
Hoje na prevenção da saúde masculina em todas as idades se pede exames de avaliação hormonal e da tireoide. O número de homens jovens, adultos e pós 60 anos com alteração da dosagem de hormônios, principalmente a testosterona.
Pós diagnostica e avaliando o homem como um todo, em todas as suas funções e metabolismo fisiológicos o tratamento de reposição hormonal, quando indicada, é obrigatória. Ocorre grandes mudanças positivas neste paciente tratado que o deixa reviver bons momentos e sente-se muito mais vivo, disposto e feliz,
É obrigatória: 1) hipogonadismo 2)micro-pênis 3)atraso puberal
Recomendada: diminuição da libido com testosterona total / livre abaixo do Normal.
Perguntas a serem respondidas (antes da administração da testosterona)
- 1-De que modo podemos identificar os homens que vão se beneficiar com a reposição hormonal? PELO EXAME DE TESTOSTERONA E AVALIAÇÃO CLÍNICA
- 2-Quais portadores de um nódulo latente de adenocarcinoma de próstata poderão manter-se estáveis e não evoluir ao receber a testosterona? ESTA QUESTÃO ESTA SENDO muito ESTUDADA E ATÉ O MOMENTO NÃO FAÇO REPOSIÇÃO EM PACIENTE COM CÂNCER DE PRÓSTATA.
Papel do urologista:
- Examinar como um todo e avaliar anormalidades testiculares e próstata.
- Fazer ou não a reposição hormonal dependente de evidencias clínicas, laboratoriais e de dosagens hormonais terapêuticas..
- Monitoramento rigoroso e continuado.
- Quando os benefícios sejam evidentes.
Administração:
- Injeção IM com dosagem, tempo entre as injeções e monitoramento contínuo.
- GEL transdérmico diário.